População do distrito de Bonfim recebe serviços de promoção de saúde

Moradores do distrito de Bonfim receberam, no último sábado (18), vários serviços e promoção de saúde numa ação realizada pela Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Saúde. A ação, que foi coordenada pela residência multiprofissional em saúde da família, da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS), em parceria com a equipe do Centro de Saúde da Família (CSF) do Distrito, realizou cerca de 200 atendimentos.

Serviços como verificação de pressão arterial, teste de glicemia, exames de prevenção de câncer do colo do útero, mama e boca, testes rápidos de DSTS, teste da linguinha, teste de análise de stress e memória, orientação nutricional, contação de história, elaboração de desenhos e atividades corporais, foram ofertadas durante toda a programação.

De acordo com a tutora do Sistema de Saúde EFSFVS, Heluana Cavalcante, “o objetivo da ação foi ofertar à comunidade do Bonfim vários serviços e orientações relativas à prevenção de doenças e promoção da saúde e bem estar, assim como alinhar teoria e prática,” explicou.

A residência multiprofissional é um processo formativo, desenvolvido pela Secretaria da Saúde de Sobral, em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), efetivado pela EFSFVS, com financiamento do Ministério da Saúde e da Prefeitura Municipal de Sobral.