Prêmio Escola Aprender Melhor 2016 | Prefeito Veveu Arruda comanda premiação dos educadores em noite de festa com o cantor Byafra


O prefeito de Sobral, Veveu Arruda, comandou a entrega do Prêmio ‘Escola Aprender Melhor 2016’ na noite de terça-feira (21). A solenidade, realizada na Praça do Theatro São João,  homenageou os educadores do Município que atingiram as metas de aprendizagem ao final do ano de 2015. O valor total da premiação foi de R$494.000,00 distribuída para 268 educadores de 31 escolas públicas do ensino infantil ao 9º ano do ensino fundamental.



Essa premiação é fruto de um trabalho incansável dos nossos profissionais de educação, haja vista que os nossos índices comprovam que temos a melhor rede de ensino público do Brasil. Não à toa, todos os nossos índices são satisfatórios, desde a taxa de evasão de nossos alunos, que em 2001 era de 70% e até o fim de 2015 esse número caiu para 1%, até o número de alunos leitores, que possuem fluência na leitura de textos, que em 2001 era de 31% e hoje já são 84%, um número planejado para 2021 e que já ultrapassamos com muito esforço e dedicação da nossa equipe de diretores, coordenadores, docentes e envolvidos”, comemorou a secretária da Educação de Sobral, Iracema Sampaio.

Para o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, os índices da educação pública de Sobral são frutos colhidos por uma trajetória de sucesso das últimas gestões que devem ser sempre evoluídas. “Hoje temos a melhor rede de educação pública do País e ganhamos respaldo perante todo o território nacional por conta dos nossos números. Mas isso não é o suficiente. Mesmo terminando a minha gestão com índices bastante satisfatórios e com a certeza do dever cumprido, devemos pensar no amanhã, não podemos nos confortar com o que temos, e acredito que num futuro muito breve nossa educação será modelo para toda a América Latina”, destacou. “Nada disso seria possível se não houvesse um esforço conjunto de gestores empenhados em transformar a educação pública de Sobral na melhor rede de ensino do País. A começar pelo nosso grande líder Cid Gomes, passando pelo deputado Leônidas Cristino e sempre com o apoio irrestrito do deputado Ivo Gomes, grande companheiro de luta, compromissado com o futuro da nossa cidade e principalmente da nossa juventude”, concluiu.

Participaram ainda solenidade o vice-prefeito de Sobral, Carlos Hilton Soares; o vereador Emídio Silva; a vice-reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Izabella Mont’Alverne; o diretor do Centro de Educação à Distância, Herbert Lemos, e a guardiã mirim do Município, Débora Letícia.

Byafra comandou a festa

Foi o prefeito Veveu Arruda quem anunciou o início do show realizado no palco montado ao lado do Theatro São João. O carioca Byafra cantou músicas eternizadas pelo grande público como ‘Barcos e Navios’, ‘Helena’, ‘Nova Estrela’ e ‘Primeira Nuvem’, embalando a multidão por quase duas horas. A apresentação também marcou o início das comemorações do  aniversário de Sobral, que no próximo dia 5 de julho completa 243 anos. 

Prêmio Escola Aprender Melhor

Criado pela Prefeitura de Sobral, o Prêmio é o reconhecimento pelo esforço de educadores em favor da aprendizagem e faz parte do Projeto Escola Aprender Melhor, que investe em três eixos: infraestrutura, valorização do magistério e fortalecimento da gestão com foco na aprendizagem escolar. Ao todo, foram premiados 268 educadores, entre professores, diretores, coordenadores e secretários escolares, de 31 escolas públicas do ensino infantil ao 9º ano, com troféus e uma premiação em dinheiro no valor total de R$ 494.000,00.