Servidores da Prefeitura de Sobral participam do 2º Fórum Estadual de Gestão Pública em Resíduos Sólidos


A equipe responsável pela manutenção da limpeza urbana de Sobral participou, na tarde da última quinta-feira (2), da segunda edição do Fórum Estadual de Gestão Pública em Resíduos Sólidos, no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza. O evento foi promovido pela Fundação Demócrito Rocha, com o tema ‘Cuidando do futuro sustentável no seu município’. Desenvolvimento sustentável, resíduos sólidos urbanos, meio ambiente, urbanização, serviço público e Plano Nacional de Resíduos Sólidos estiveram entre os assuntos abordados.

Na exposição que abriu a programação, o secretário Estadual do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, apresentou o Plano Estadual de Resíduos Sólidos. “Há muito ainda a ser feito, mas o nosso objetivo é eliminar progressivamente os lixões em todo o Estado em 20 anos. O Ceará tem 184 municípios e aproximadamente 280 lixões. Destes, apenas 10 utilizam aterros sanitários. O que nós queremos é que até 2020 20% dos municípios já tenham aterros sanitários, coleta seletiva e gestão integrada. É um enorme esforço de educação ambiental e de investimento em capacitação de agentes públicos e catadores”, afirmou.

Sobral já desativou todos os seus lixões sendo um dos 10 municípios cearenses que extinguiram esta prática e já possui um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Os objetivos do plano são a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e, por último, a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Com a extinção, Sobral passou a ser um dos 10 municípios cearenses citados pelo Secretário Estadual que não utilizam mais esta prática.