Sobral conquista Prêmio Prefeito Amigo da Criança



Sobral conquistou, mais uma vez, o Prêmio Prefeito Amigo da Criança concedido pela Fundação Abrinq, pelos avanços em prol da melhoria na qualidade de vida de crianças e adolescentes no decorrer da gestão 2013-2016. O prefeito Veveu Arruda receberá a premiação, nesta quarta-feira (22), em Brasília. “Esse reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo serve para nos dizer que somos capazes de enfrentar os desafios que ainda temos que superar para tornar Sobral uma cidade cada vez mais justa e cada vez mais humana”, afirmou o prefeito.


Com grandes investimentos nas áreas estratégicas de saúde e educação, o Município contabiliza importantes avanços como, a menor taxa de mortalidade infantil do Norte e Nordeste (7,4); a implantação da educação em tempo integral no ensino fundamental; a universalização da educação infantil, atendendo a todas as crianças de 4 a 5 anos; e o  atendimento de cerca de 50% das crianças de 0 a 3 anos em creches, cumprindo a meta do Plano Nacional de Educação estipulado para apenas 2024.  

Boas Práticas 

Criado pelo prefeito Veveu, em 2013, o Projeto Coala concorre ao prêmio na categoria 'Boas Práticas' e atua na redução da mortalidade infantil de recém-nascidos prematuros, que recebem atenção médica em casa, evitando os riscos de infecção hospitalar. Com as ações do Projeto, Sobral alcançou a menor taxa de mortalidade infantil do Norte e Nordeste, com 7,4 óbitos a cada mil nascidos vivos. Em 1991, morriam quase 67 crianças antes de completar 1 ano de idade. 

Prêmio



Criado em 1996, o Programa Prefeito Amigo da Criança incentiva e reconhece esforços de gestores públicos na implementação de políticas públicas nas áreas da saúde, educação, proteção e na garantia de recursos do orçamento que resultam na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Em 2012, Sobral foi reconhecido com o ‘Prêmio Prefeito Amigo da Criança 2009-2012’, com a Estratégia Trevo de Quatro Folhas, ganhadora na categoria Boas Práticas, concorrendo com 954 projetos de todo o País.