Sobral cumpre última etapa para concessão do Selo Unicef – Município Aprovado


Cumprindo a última etapa para obtenção do Selo Unicef – Município Aprovado 2013-2016, a Prefeitura de Sobral realizou o 2º Fórum Comunitário, nesta quarta-feira (15), no Centro de Convenções. Recebido pela Banda de Música, o prefeito Veveu arruda visitou os stands da Feira ‘Crescendo Juntos’, com exposição das ações estratégicas desenvolvidas no Município em prol da garantia de direitos das crianças sobralenses e recebeu a placa reconhecimento do Unicef pelas boas práticas na realização da Semana do Bebê.



Na abertura do Fórum, o prefeito destacou os principais avanços do Município nas áreas da saúde, educação e assistência social para a melhoria da vida das crianças e adolescentes. “Eu compartilho com vocês a alegria por receber essa placa do Unicef, que é o reconhecimento do trabalho desenvolvido aqui, especificamente, em prol do bebês da nossa cidade. Temos a menor taxa de mortalidade infantil do Norte e Nordeste, uma das menores do Brasil (7,4). Temos a melhor rede de educação do Brasil, mas queremos ser uma das melhores da América Latina. Porque queremos que nossas crianças e adolescentes tenham a condição de viver no semiárido nordestino, mas com a qualidade e a dignidade que desejamos para cada um”, afirma.

Com a presença da mediadora do Selo Unicef e representante da Rede Estadual da Primeira Infância (REPI/CE), Ieda Pires, e representantes de diversos setores da sociedade, a articuladora municipal do Selo Unicef, Carmen Soares, apresentou os objetivos do Selo Unicef e os critérios para o Município receber a certificação, além dos avanços dos indicadores de saúde, educação e assistência social de 2013 até agora. Representantes das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza também apresentaram os programas e projetos responsáveis pelos resultados alcançados em Sobral.


Iniciativa do Fundo das Nações Unidas pra a Infância, o Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional concedido a municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, que avançam na garantia de direitos, redução das desigualdades e melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. O município de Sobral já foi certificado pelo Selo Unicef em todas as 6 edições do programa já realizadas e busca mais um Selo da edição 2013-2016. O resultado final foi será divulgado em dezembro.