Sobral está entre as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil


Sobral está entre as cidades brasileiras com maior potencial de desenvolvimento, no setor de Governança (8º) e Saúde (9º). Foi o que apontou o Ranking Connected Smart Cities – ‘Cidades do futuro’, desenvolvido pela Urban Systems em parceria com a Sator. Para o levantamento foram usados 70 indicadores coletados em banco de dados de organismos nacionais como Ministérios, Secretarias, Agências Reguladoras, entre outros.

A Princesa do Norte aparece em 8º lugar no item ‘Governança’, responsável pela qualidade de um governo e por consequência, o desenvolvimento de seu município. Para este indicador foram analisados 13 indicadores de 8 diferentes setores, como índice Firjam, índice Gini, e qualificação do poder executivo, com foco no desenvolvimento econômico e no cuidado, e zelo com o social e ambiental, formando o tripé do desenvolvimento sustentável: econômico, social e ambiental.

No indicador ‘Saúde’, Sobral figura em 9º lugar no Brasil, considerando a oferta de espaços (número de leitos por habitantes), índice de desempenho do SUS, número de médicos por habitantes, formação da mão-de-obra para o setor, cobertura populacional da equipe de saúde da família, além de itens que geram saúde ou evitam o desenvolvimento de doenças, como a cobertura do sistema de coleta de resíduos.