Sobral sedia a 7ª edição da Feira Regional da Agricultura Familiar


Nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17), aconteceu na Praça de Cuba, a 7ª Feira Regional da Agricultura Familiar (FEREAF). O evento reuniu quase cem produtores de 17 municípios da Região Norte do Estado. A ação é uma realização da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pecuária de Sobral (Seagri) e os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais dos municípios participantes.



Para a titular da Seagri, Luiza Barreto, o sucesso da FEREAF se dá por diversos fatores, entre eles o fortalecimento da agricultura familiar no Estado e a articulação feita para a realização da Feira. “O principal fator, eu diria, é a vontade que o agricultor tem de comercializar seu produto, um produto de qualidade a um preço justo, aproveitando este espaço para, além melhorar sua renda, fazerem contatos para comercialização futura, ouvir seus consumidores para melhorar sua produção”, disse ela, ressaltando, ainda, a criação, em breve, de uma feira periódica para a comercialização da galinha caipira produzida no Município.

A diversidade dos produtos chamou a atenção das pessoas que transitavam pela praça. Hortaliças, frutas, verduras, legumes, ovo caipira, plantas ornamentais, artesanato, bolo, doces, biscoitos e comidas típicas, estavam entre as ofertas. Para o taxista, Célio Aguiar, a oportunidade de comprar produtos de qualidade a um preço mais baixo é imperdível. “Eu comprei bastante coisa: limão, banana, ata, jerimum, pimenta. Uma feira dessa era pra ter todo dia”, disse. 

Além de Sobral, estiveram produtores dos municípios de Acaraú, Alcântaras, Camocim, Forquilha, Ibiapina, Jijoca de Jericoacoara, Massapê, Meruoca, Morrinhos, Mucambo, Santana do Acaraú, São Benedito, Tianguá, Ubajara, Varjota e Viçosa.