Assinado contrato para restauração da Catedral da Sé de Sobral

A Catedral da Sé de Sobral passará pela 2ª fase do restauro, que inclui altares e imagens. O contrato para a restauração foi assinado, na última quinta-feira (13), pelo prefeito Veveu Arruda; o bispo de Sobral, Dom Vasconcelos, e representantes da empresa responsável pela obra, GRK Construções e Reforma, em reunião realizada no gabinete.

Com investimento de R$ 2.081.362,50, a Catedral da Sé de Sobral receberá recuperação dos altares, imagens, vitrais e outros elementos decorativos que necessitam de atenção quanto ao seu estado de conservação”, informou Veveu, que destacou ainda a importância dos equipamentos religiosos para a trajetória histórica, religiosa e cultural do Município. "A Catedral da Sé faz parte do nosso Centro Histórico tombado pelo Iphan porque é um dos pilares da formação do povo sobralense e conta muito da nossa história e tradição, daí a importância de preservar este patrimônio".



Na  ocasião, a secretária da Cultura e do Turismo de Sobral, Eliane Leite, informou que durante a execução da obra de restauração “serão ainda oferecidos a população cursos que capacitarão profissionais locais nos ofícios inerentes ao processo de restauro, que poderão, posteriormente, dar suporte e manutenção às demandas, na área de restauração, que os diversos equipamentos municipais necessitem”.

Compareceram ainda à assinatura do contrato o presidente da Ecoa Sobral, Roberto Galvão; o arquiteto e artista plástico, Campelo Costa; o consultor de restauro, Orlando Ramos, e o diretor da GRK Construções e Reforma, José Luiz Mota.