Em Aracatiaçu | Prefeitura, Saae e Sohidra concluem até a próxima semana perfuração de 9 poços profundos


A Secretaria de Obras de Sobral concluiu a montagem de mais um poço profundo de um total de nove poços a serem instalados, até a próxima semana, no distrito de Aracatiaçu. A nova captação terá uma vazão de aproximadamente 2,5 mil litros por hora e se somará à oferta atual de 24,5 mil litros por hora. As obras acontecem em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), e a Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará (Sohidra).

Devido à forte estiagem que atinge todo o Estado do Ceará, a Prefeitura de Sobral vem trabalhando de forma intensa para minimizar as consequências da estiagem e do baixo nível de água nos reservatórios do Município, através da construção de adutoras e perfuração de poços profundos em várias localidades rurais do Município. Nos últimos meses, foram intensificados os trabalhos de captação de água de poços profundos, principalmente nos distritos. A demanda atual em Aracatiaçu é de 33 mil litros por hora. Com os nove poços o fornecimento de água ficará acima da demanda.

Além da perfuração dos poços, será instalado um dessalinizador junto a um poço com vazão de 500 litros por hora, o qual será ligado a um chafariz a ser montado pela Secretaria de Obras e Sohidra. Além deste chafariz, outros dois poços receberão dessalinizadores e terão uma vazão de aproximadamente cinco mil litros por hora.