Erradicação do trabalho infantil é tema de seminário realizado pelo Creas



Na última sexta-feira (14), o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Manoel Vieira Linhares realizou o Seminário de Avaliação do Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil. Durante todo o dia, foram abordados diversos temas como a identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, proteção social para estas crianças e adolescentes e suas famílias e apoio e acompanhamento das ações de defesa e responsabilização.


É importante que nós compreendamos e ajudemos os outros a compreender que criança é para brincar e estudar, não é para trabalhar”, lembrou a secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza de Sobral, Valdízia Ribeiro. “Qualquer trabalho que coloque em risco a integridade física de uma criança, é crime. Mas isso tem solução. Sobral pode se orgulhar de uma rede de proteção bem estruturada, mas ainda é necessário melhorar e é pra isso que este seminário vai servir, para apontar os rumos para se conseguir a erradicação do trabalho infantil na nossa cidade”, concluiu.

Estiveram presentes a vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Mônica Gondim; a coordenadora municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peteca), Auricélia Cavalcante; a coordenadora do Ministério do Trabalho em Sobral, Edilene Valentim; o presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB – Subsecção Sobral, Moisés Rocha; o conselheiro tutelar, Sândalo Linhares, além de representantes dos Cras, Cerest e alunos universitários.