Realizada solenidade de formatura da 25ª turma e despedida da 24ª turma da Guarda Mirim



O prefeito Veveu Arruda, o vice-prefeito Carlos Hilton e a vice-prefeita eleita Christiane Coelho participaram da solenidade de despedida da 24º turma e formatura da 25º turma da Guarda Mirim de Sobral, nesta quarta (19). Realizado no Boulevard do Arco, o evento contou com a participação de 200 jovens e de seus familiares, de secretários municipais e dos vereadores Gilmar Bastos e Paulo Vasconcelos.

Na ocasião, Veveu Arruda reforçou a importância do programa para a vida dos jovens. “A Guarda Mirim se junto a outros programas focados na juventude do município de Sobral na área da educação, avaliada como a melhor do Brasil; atividades culturais, esportivas, formação profissional, entre outros. A formação do caráter, da personalidade, responsabilidade e disciplina são princípios e valores que esses jovens levarão para a vida inteira. Sejam bem vindos e aproveitem ao máximo a oportunidade”, afirmou.

Representando os concludentes do estágio na 24ª turma da Guarda Mirim, a jovem Marciara da Silva agradeceu ao prefeito Veveu pela oportunidade e deixou uma mensagem aos colegas. “Hoje nos despedimos desta farda. Não joguem fora tudo o que nos foi dito. Agradeço ao senhor Prefeito, nosso Secretário e a todos que fizeram parte da nossa turma. Vai ser difícil a separação, mas não podemos deixar nossa amizade morrer. Uma vez guarda mirim, sempre guarda mirim”, disse emocionada.



Durante a solenidade foram entregues certificados da comenda ‘Yuri Elson Gomes da Silva’ aos guardas mirins que se destacaram: Davi Rodrigues de Vasconcelos, por obter as melhores notas escolares; e Marcela Oliveira de Souza, como guarda mirim padrão, pela conduta exemplar, postura, disciplina e iniciativa, ambos da 24ª turma; Regina Neves Maciel, pelas melhores notas escolares durante o curso de formação; e como guarda mirim padrão a jovem Maria Tarciane Marques da Mota, por ter se destacado durante o curso de formação da 25ª turma pelo comportamento e disciplina entre o grupo.

Criado em 2004, pelo então prefeito Cid Gomes, o Programa da Guarda Mirim já beneficiou 2.560 jovens que participaram de um estágio de seis meses e de atividades culturais, sociais e educativas, zelando pelo respeito e disciplina e despertando o interesse pela profissionalização e preparando para o mercado de trabalho.