Em Sobral | Seminário de abertura dos cursos de Educação Patrimonial reúne engenheiros, arquitetos e restauradores



Entre os dias 11 e 14 de novembro, o Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), foi palco do seminário de abertura dos cursos de Educação Patrimonial, que reuniu os maiores nomes do cenário nacional da arquitetura, engenharia e restauração.

Ao longo dos quatro dias de programação, palestras dos mais renomados profissionais nas áreas de engenharia, urbanismo, restauração, tombamento, educação patrimonial do país como  Romeu Duarte Junior (UFC), Jorge Eduardo Tinoco (CECI/PE), Edson Motta Júnior (UFRJ), Adriano Reis Ramos (MG), Hebert Rocha (CE), Eduardo Cerqueira Filho (UFBA), Campelo Costa (CE), Antenor Coelho (CE), dentre outros, apresentaram a temática ao público participante.


Poder participar deste Seminário foi uma oportunidade magnífica, porque trouxe para Sobral todas as possibilidades, em todos os níveis, que possam existir no processo de restauração como este que está sendo feito na Catedral da Sé de Sobral, uma vez que o passo a passo da restauração de toda a estrutura poderá ser acompanhado pela população”, frisou o palestrante Eduardo Cerqueira Filho.


Já o restaurador e palestrante Jorge Eduardo Tinoco destacou que a série de palestras apresentadas possibilitou aos participantes entender todo o contexto que permeia o processo socioeconômico e cultural que uma estrutura histórica possui. “Um prédio como a Sé justifica toda uma polarização que Sobral tem no Estado do Ceará, pois remonta desde a época da colônia portuguesa até seu interesse geopolítico nesta Região”.

O Seminário fez parte da 2ª fase do restauro da Catedral da Sé de Sobral e foi uma realização da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cultura e do Turismo, GRK Construções e Reforma, Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura. O encontro contou ainda com o apoio da Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa Sobral) e da UVA.

Prestigiaram o Seminário, o prefeito de Sobral, Veveu Arruda; o presidente da Ecoa Sobral, Roberto Galvão; a superintendente do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural no Ceará, Geovana Maria Cartaxo de Arruda; o diretor da GRK Construções e Reformas Ltda, Gustavo Alves Gonçalves; o secretário adjunto da Cultura e Turismo de Sobral, Carlos Moledo; o bispo Diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos; o pároco da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Pe. João Batista R. Vasconcelos, e o consultor de restauro, Orlando Ramos.