Primeira etapa de execução do Plano de Mobilidade Urbana tem início nesta segunda-feira (21)



Nesta segunda-feira (21), tem início a primeira etapa de execução do Plano de Mobilidade Urbana de Sobral. A fase consiste em estabelecer contatos telefônicos com a população da sede para abordar os horários e as dificuldades encontradas para se deslocar na Cidade. A medida foi definida na quinta-feira (10), durante reunião realizada no Centro de Educação à Distância (CED) com a presença da secretária de Urbanismo de Sobral, Gizella Gomes, técnicos da empresa Idom, responsável pela execução.
Para que possamos melhorar a infraestrutura urbanística do Município - com a instalação de novos pontos de ônibus circulando entre os bairros, criação de ciclofaixas para os ciclistas, viadutos e demais obras que interferem diretamente na melhoria do trânsito e no fluxo dos pedestres - é necessário que no Município habite pelo menos 120 mil habitantes e que possua um Plano de Mobilidade Urbana para que o Governo Federal libere verba”, explicou a secretária Gizella Gomes.

Segundo a Secretária, a empresa Idom foi encaminhada para Sobral pela Secretaria das Cidades do Estado, grande parceira na execução do Plano de Mobilidade Urbana do Município.

Etapas do Plano

O Plano de Mobilidade Urbana de Sobral está entrando na primeira etapa de execução do serviço, que é a de análise e diagnóstico da cidade. “A partir do dia 21 uma empresa de call center especializada nos serviços de mobilidade urbana estará ligando para a população da sede do Município perguntando como eles se deslocam para ir ao trabalho ou a escola, a que hora do dia, se possui algum transporte, entre outras perguntas”, disse o técnico da empresa Idom, Francesc Arechavala.

Após o período de análise o Plano de Mobilidade urbana entrará na etapa de propostas e definições sobre o que o Município necessita para melhor atender a população fixa e flutuante. Em seguida, passa para o plano de implementação e a apreciação da minuta de Lei na Câmara Municipal de Vereadores. O Plano de Mobilidade Urbana é uma realização da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria das Cidades do Governo do estado.