Sobral Cidade das Artes agita o Becco do Cotovelo neste sábado 5/11




















Um dos pontos de encontro mais tradicionais de Sobral, o Becco do Cotovelo, vai receber neste sábado, a partir das 10 horas, duas ótimas atrações musicais através do projeto Sobral Cidade das Artes. O compositor e músico sobralense Régis Brito irá animar o dia com seus maracatus, baiões, reggae e xote. Já o grupo Samba de Improviso, formado por estudantes de música da UFC de Sobral, resgata o samba de raiz e traz no repertório canções consagradas de Cartola, Zé Keti, João Nogueira e Candeia. É o samba da melhor qualidade para não deixar ninguém parado. A entrada é gratuita.

O projeto Cidade das Artes é uma iniciativa conjunta do Instituto Dragão do Mar com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), ECOA e Prefeitura de Sobral em prol da descentralização das políticas públicas de cultura. A proposta é potencializar saberes e fazeres artísticos do interior cearense, assim como dinamizar equipamentos culturais, fortalecendo a arte e a cultura para o desenvolvimento social e econômico. Sobral o primeiro município do Ceará a sediar o projeto e desde setembro vem fortalecendo o cenário cultural da região.


Régis Brito - compositor e músico sobralense, estudante de Música da UFC Sobral, também é professor, pesquisador e agente cultural. São dois discos lançados: Horizontar (2006) e Dias de Brincadeira (2013). Apresentou-se nas Mostras Musicais da Bienal de Arte da UNE - SP/RJ (2005 e 2007); Mostra Sesc da Música Cearense em Juazeiro do Norte (2006 e 2007). Participou de Festivais de Inverno da Serra da Meruoca, onde teve músicas premiadas na categoria regional: “Domingo” (2010), “Cante o que eu sinto, poeta” (2011) e “Passarinho Engaiolado” (2012). Em 2015 lançou seu terceiro CD autoral Pé na raiz, uma homenagem à cultura popular, que reúne canções autorais com suas influências do cancioneiro popular brasileiro. Baladas, maracatus, baiões reggae/xote são ritmos que constituem o show e o CD.

Samba de Improviso – foi criado em 2015 por estudantes de música da UFC de Sobral com o intuito de desenvolver e resgatar a apreciação do samba de raiz, além de divulgar o trabalho e evolução dos integrantes, pondo em prática seus conhecimentos obtidos durante o curso. Em seu primeiro trabalho em formato de show, o grupo traz, em repertório, canções de autores consagrados como Cartola, Zé Keti, João Nogueira e Candeia, e une a canções de compositores locais. Em sua formação, violões de 7 e 6 cordas, cavaco, pandeiro e flauta dão o tom regional tão característico de suas origens no começo do século XX.


SERVIÇO
DIA 05/11 (Sábado) – BECCO DO COTOVELO
Atrações: Régis Brito e Samba de Improviso, às 10 horas
Local: Becco do Cotovelo (entre Coronel Ernesto Deocleciano e Coronel José Sabóia), Grátis.
Mais informações: www.cidadedasartes.org.br
Facebook: www.facebook.com/cidadedasartesce 
Instagram: @cidadedasartesce