Educação | Prefeito de Sobral é vencedor nacional do Prêmio Prefeito Nota 10


Por manter uma rede de ensino de qualidade, o prefeito de Sobral Veveu Arruda será reconhecido como vencedor nacional do Prêmio Prefeito Nota 10, criado pelo Instituto Alfa e Beto para incentivar a equidade e a qualidade no ensino brasileiro. A solenidade de entrega do prêmio será realizada nesta quarta-feira (14), no Ministério da Educação, em Brasília.

O Prêmio Prefeito Nota 10 usou como base a análise dos microdados da Prova Brasil 2015, o percentual de alunos com aprendizagem adequada (anos iniciais e finais), o número de crianças avaliadas pelo exame nacional e o índice de crianças na rede municipal de ensino. Receberão menção honrosa, os prefeitos de São Caetano do Sul (SP), Paulo Pinheiro, e de Joinville (SC), e Udo Döhler, por seus municípios estarem à frente nas regiões Sudeste e Sul. Nas regiões Norte e Centro-Oeste nenhum município chegou perto dos critérios mínimos de qualidade e equidade.

Melhor Rede de Educação do Brasil

A gestão do prefeito Veveu Arruda elevou a educação de Sobral ao patamar de melhor rede de educação do Brasil, segundo avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015. Com os investimentos feitos na gestão do prefeito Veveu Arruda, o município saiu da 55ª posição no Ideb, em 2009, para a 1ª lugar do Brasil, com Ideb 8,8.

O prefeito Veveu inaugurou 10 Centros de Educação Infantil (CEI), que permitiram universalizar a pré-escola e ampliar para quase 50% o atendimento de crianças de 0 a 3 anos em creches; e outros cinco CEI estão em obras. O prefeito Veveu também implantou e inaugurou dois Colégios Sobralenses de Tempo Integral e outros 11 estão em fase adiantada de construção; ampliou a avaliação externa e o Prêmio Escola Aprender Melhor para todas as séries; e está concluindo um novo currículo, dentro do Programa de Fortalecimento e Inovação da Política Educacional do Município, que tem como meta elevar o patamar da rede de ensino de Sobral para uma das três melhores da América Latina.