ESCOLA NOTA 10 | Sobral conquista 32 premiações por desempenho da rede de ensino


As escolas municipais de Sobral receberam, nesta sexta-feira (16), 32 premiações no Prêmio Escola Nota 10, das mãos do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, e do secretário de Educação do Ceará, Idilvan Alencar. A comitiva sobralense, formada pelo prefeito Veveu Arruda, a secretária de educação, Iracema Sampaio, técnicos da Secretaria, diretores e professores, comemorou o reconhecimento pela alfabetização desejável e desempenho adequado em português e matemática de toda a rede de ensino.




Na ocasião, o governador Camilo Santana agradeceu a todos que fazem educação no do Ceará. “Esse resultado é fruto de muito empenho, dedicação e amor. Agradeço a cada um que tem trabalhado por um futuro melhor para nosso estado. Não há outro caminho a não ser a educação para construirmos um município, um Estado e um país mais justo, igualitário e de mais oportunidades. É um orgulho para cada um de nós cearenses, num Estado do semiárido brasileiro, termos entre as 100 melhores escolas do Brasil 77 cearenses. A minha palavra é de gratidão e agradecimento por vocês estarem construindo um futuro melhor para nossas crianças”.



O Prêmio reconhece o esforço em prol da alfabetização logo nos primeiros anos de escolaridade e a continuidade desse trabalho nas séries seguintes. Foram avaliadas crianças do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental das escolas públicas. Os dados serão utilizados no trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino.



Em todo o Ceará, mais de 309 mil alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de mais de 4.500 escolas públicas participaram da avaliação externa. A premiação é destinada a até 150 unidades escolares públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa); e até 150 unidades escolares públicas de 5º ano, a partir do Índice de Desempenho Escolar - (IDE 5).



O secretário da Educação do Ceará, Idilvan Alencar, destacou os avanços do Estado e de Sobral na garantia de educação pública de qualidade. “É um dia muito importante para a educação do Ceará, que tem conseguido avançar rapidamente na aprendizagem dos alunos, resultado ratificado pelo Inep com o Ideb. Hoje somos orgulho nacional e, fora do Ceará, o nosso resultado na educação é nossa carta de apresentação. Conseguimos alfabetizar 86% das nossas crianças e temos 180 municípios no padrão desejável. Destaco o resultado de Sobral que é primeiro lugar no Ceará no fundamental um e primeiro lugar no fundamental dois. Nosso desafio é manter esse resultado de excelência”.

O índice de proficiência de Sobral no Spaece-Alfa saltou de 197,6, em 2012, para 220,8, em 2015. Enquanto a média do Estado do Ceará, em 2015, foi de 181,4. Já no Spaece 5º ano, na avaliação de Língua Portuguesa, os alunos das escolas sobralenses alcançaram uma média de proficiência 263,1, resultado superior à média do Estado (210,9); e na avaliação de Matemática o nível de aprendizagem dos alunos foi considerado adequado, com proficiência média de 294,0, superior à média do Estado do Ceará, que foi de 227,5. Na avaliação do desempenho dos alunos do 9º ano, Sobral alcançou proficiência 283,8, em Língua Portuguesa; e média 303,2, na avaliação de matemática; o que coloca o município no nível intermediário.

Melhor Rede de Educação do Brasil



Sobral hoje tem a melhor rede municipal de ensino do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação. Com os investimentos feitos nesta gestão, o município saiu da 55ª posição no Ideb, em 2009, para a 1ª lugar do Brasil, com Ideb 8,8. O prefeito Veveu inaugurou 10 Centros de Educação Infantil (CEI), que permitiram universalizar a pré-escola e ampliar para quase 50% o atendimento de crianças de 0 a 3 anos em creches, enquanto a média de atendimento no Brasil é de 25%; e outros cinco CEI estão em obras. Para atender adolescentes do 6° ao 9° ano, a gestão iniciou a implantação da educação em tempo integral, que já conta com dois Colégios Sobralenses em funcionamento e outras 11 escolas em fase adiantada de construção. 

Para avaliar a qualidade da educação em todo o Ensino Fundamental, a gestão ampliou a avaliação externa e o Prêmio Escola Aprender Melhor para todas as séries. E para aprimorar mais ainda o ensino, a Prefeitura de Sobral está concluindo um novo currículo, dentro do Programa de Fortalecimento e Inovação da Política Educacional do Município, que tem como meta elevar o patamar da rede de ensino de Sobral para uma das três melhores da América Latina.

- Escolas Nota 10 de Sobral (SPAECE-ALFA/ 2º ano do Ensino Fundamental):
Antônio Custódio de Azevedo (Aprazível);
Elpídio Ribeiro (Torto);
Emílio Sendim (sede);
Jacira Mendes de Oliveira (Jordão);
José da Matta e Silva (sede);
Osmar de Sá Ponte (sede);
Pery Frota (Patriarca);
Vicente Antenor (Rafael Arruda);

- Escolas Nota 10 de Sobral (SPAECE/ 5º ano do Ensino Fundamental):

Antenor Naspolini (sede);
Antônio Custódio de Azevedo (Aprazível);
Antônio Mendes Carneiro (sede);
CAIC Raimundo Pimentel Gomes (sede);
Carlos Jereissati (sede);
Deliza Lopes (Patos);
Dinorah Tomaz Ramos (sede);
Elpídio Ribeiro (Torto);
Emílio Sendim (sede);
Francisco Aguiar (Aracatiaçu);
Frederico Auto Correia (Taperuaba);
José da Matta e Silva (sede);
José Ermírio de Moraes Sobral (sede);
Leonília Gomes Parente (Jaibaras);
Manoel Marinho (Caioca);
Maria do Carmo Andrade (sede);
Mocinha Rodrigues (sede);
Odete Barroso (Caracará);
Osmar de Sá Ponte (sede);
Padre Osvaldo Chaves (sede);
Padre Palhano (sede);
Paulo Aragão (sede);
Vicente Antenor (Rafael Arruda);
Yedda Frota (sede).