Painéis Funarte de Bandas de Música seguem até domingo (4) com ampla programação

Segue até o próximo domingo (4), a programação dos Painéis Funarte de Bandas de Música. Com programação composta por aulas, oficinas e formações, as atividades iniciaram na última quarta-feira (30), na Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Aloysio Pinto e contam com parceria da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cultura e do Turismo, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e Fundação Nacional das Artes (Funarte). Durante cinco dias, os participantes terão importantes oportunidades de ampliar conhecimentos, evoluir técnica e esteticamente, em cursos para aprimorar, atualizar e ampliar a atuação de instrumentistas e regentes de bandas de música, com estímulo à troca de experiências, proporcionada pelos encontros.

As inscrições para os Painéis foram feitas de modo integrado ao Mapa Cultural do Ceará, garantindo inscrição online, de forma prática e rápida, e gerando para cada inscrito a visibilidade de estar presente no mapa, fonte para artistas, produtores, gestores e articuladores culturais e para o público. 

Para o diretor da Escola de Música de Sobral, José Brasil Filho, os trabalhos dos Painéis Funarte em Sobral começaram "a todo vapor". "Esse programa consolida tanto o trabalho da Escola de Música de Sobral e do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará, como também é uma forma de reaproximar os maestros e regentes de Bandas de Música da Região e reativar esses vínculos", ressaltou. José Brasil também enfatizou a importância de contar em Sobral com a presença de profissionais de reconhecida competência nacional. "Além do time de professores, de vários estados como São Paulo, da Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, todos muito bons,os estudantes estão tendo a oportunidade de contar ainda com a presença da Rosana Lemos, coordenadora do Sistema de Bandas da Funarte, e Marcelo Jardim, coordenador pedagógico do painel. Eles estão gostando muito", frisou. 

Encontro de Regentes




















No sábado (3), acontecerá ainda dentro da programação dos Painéis Funarte, em Sobral, um encontro com regentes e maestros de bandas de música da região Norte, contando com a participação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, e de outros integrantes da equipe da Secult. Já no domingo (4), às 10h, acontecerá o concerto de encerramento dos Painéis, com a participação tanto dos professores quanto dos estudantes, que compartilharão com o público um pouco do aprendizado acumulado ao longo dos dias de aulas.