Pela 10ª vez | Sobral recebe ‘Selo Município Verde’ na Assembleia Legislativa do Ceará

Sobral recebeu, nesta terça-feira (13), o Selo Município Verde pela 10ª vez consecutiva. A cerimônia de certificação do biênio 2015-2016 foi realizada na Assembleia Legislativa do Ceará e contou com a presença da secretária de Urbanismo de Sobral, Gizella Gomes, que esteve acompanhada por técnicos da Prefeitura de Sobral. Com o Índice de Sustentabilidade Ambiental de 75,5 e classificada na categoria B, essa foi a maior nota obtida por Sobral desde a criação do Selo Verde, em 2004.

A criação do grupo de trabalho intersetorial, composto pelas secretarias e autarquias, foi crucial para obtenção desse resultado, que é o maior da história de Sobral, desde a fundação do Selo Verde. É importante destacar que desde 2015 essas equipes trabalhavam arduamente para a implementação de suas políticas, focando sempre na obtenção dos indicadores”, ressaltou a secretária de Urbanismo de Sobral, Gizella Gomes.

Segundo o secretário Estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, “o Selo Verde é, acima de tudo, um estímulo para que os municípios possam ampliar suas ações de sustentabilidade e promover a conservação do nosso meio”. Participaram ainda da solenidade a secretária de Urbanismo de Fortaleza, Águeda Muniz, o gerente do Núcleo de Meio Ambiente da Fiec, Renato Aragão; a promotora de Justiça do Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente, Urbanismo, Paisagismo e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Caomace), Jaqueline Faustino; o presidente do CREA-CE, Victor Frota Pinto e o presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento.

Selo Município Verde


O Selo Município Verde é um programa de Certificação Ambiental pública que identifica, a cada dois anos, as prefeituras cearenses que atendem aos critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, incentivando o fortalecimento das gestões ambientais.

Este ano, foram avaliados 32 municípios, destes, foram classificados, segundo o Índice de Sustentabilidade Ambiental - ISA, 19 municípios: Acaraú, Barreira, Beberibe, Bela Cruz, Brejo Santo, Caucaia, Crateús, Crato, Eusébio, Farias Brito, Fortaleza, General Sampaio, Iguatu, Maracanaú, Morada Nova, Novo Oriente, Piquet Carneiro, Tauá e Sobral.