Selo Unicef Município Aprovado | Prefeito em exercício Carlos Hilton Soares recebe certificação conquistada por Sobral pela sétima vez consecutiva




Pelos avanços alcançados em educação, saúde e assistência social voltados para a melhoria de vida de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Sobral recebeu, neste sábado (10), o Selo Unicef Município Aprovado edição 2013 – 2016. O anúncio foi realizado em Fortaleza, em cerimônia no Centro de Eventos que contou com a presença do prefeito em exercício, Carlos Hilton Soares, que esteve acompanhado da articuladora municipal do Selo Unicef, Carmen Soares, da secretária da Educação, Iracema Sampaio e do secretário adjunto da Saúde, Zezé Leal.


O nosso esforço é de manter uma articulação entre as políticas de educação, saúde, esporte, cultura, e assistência social, consolidando cada vez mais uma rede de proteção à criança e ao adolescente, além de ajudar suas famílias através de capacitação profissional e geração de emprego e renda, para que esses pais possam assegurar o que é necessário à sobrevivência. Isso se soma aos esforços de melhoria de infraestrutura, saneamento e habitação, para que todos possamos viver bem. O prefeito Veveu está entregando uma Sobral cada vez mais humana, sobretudo para as nossas crianças e adolescentes”, destacou o prefeito em exercício, Carlos Hilton Soares.

Segundo a articuladora municipal do Selo Unicef em Sobral, Carmen Soares, a certificação do Selo Unicef é um patrimônio imaterial na dimensão dos diretos da criança e do adolescente. “Em 1997, quando Sobral deu início a um grande salto de desenvolvimento, no governo Cid Gomes, havia uma ausência de proteção a este segmento. A partir de então, o Município montou uma estrutura de inovação e ampliação de rede de atenção que até hoje, na gestão Veveu Arruda, contribui de forma significativa para que tenhamos por sete vezes consecutivas a condição de aprovados e há 16 anos mantendo o aprimoramento do atendimento das nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.

Durante a solenidade, o governador Camilo Santana anunciou os municípios que tiveram melhor avaliação e destacou os pontos primordiais para os avanços na primeira infância em todo o Estado. "São avanços importantes na proteção das nossas crianças no Estado do Ceará, dando condições para que elas cresçam com dignidade, mais proteção e mais direitos. O Unicef, que vai completar 70 anos agora (no domingo, dia 11 de dezembro), tem tido um papel fundamental no Ceará, no Brasil e no mundo na defesa dos direitos das nossas crianças", celebrou.

Nesta edição do Selo Unicef, foram 161 municípios inscritos, 123 que participaram e 82 certificados. Para chegar até a premiação, as cidades precisaram desenvolver 14 indicadores de impacto social e 29 ações estratégicas. Em 2013, quando se iniciou o projeto no Semiárido, foram 1.502 municípios convidados, dos quais 1.134 se inscreveram e 658 seguiram na iniciativa até 2016. Os 308 municípios certificados integram o grupo dos que mais se destacaram, realizando pelo menos 70% das ações previstas na metodologia do selo.

Selo Unicef Município Aprovado



O Ceará bateu recorde de municípios certificados com o Selo Unicef Município Aprovado – Edição 2013-2016. A 7ª edição do levantamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância agraciou 82 cidades. O Selo Unicef reconhece cidades que mais avançaram nas áreas de Saúde, Educação, Proteção e Participação Social em direção à redução das desigualdades que afetam as vidas de crianças e adolescentes.

Essa é a sétima vez consecutiva que Sobral é certificado com o Selo Unicef, já tendo recebido o Selo nas edições de 2000, 2002, 2004, 2006, 2008 e 2010. O Selo Unicef Município Aprovado é um reconhecimento internacional do Fundo das Nações Unidas para a Infância, que busca fortalecer as políticas públicas que garantem os direitos de crianças e adolescentes.