Sobral conquista 210 premiações na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2016

Alunos do Colégio Sobralense Dorilene Arruda em aula no laboratório de matemática



















Os alunos da rede municipal de ensino de Sobral conquistaram 210 premiações na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2016). Foram 31 medalhas, sendo três de ouro, três de prata e 25 de bronze, além de 179 menções honrosas. Divulgado, no dia 30 de novembro, pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o resultado é superior ao da Obmep 2015, quando foram conquistadas 133 premiações.

Pelos resultados na Obmep 2016 foi premiada a Secretaria Municipal de Educação, que receberá um troféu; e sete escolas municipais de Sobral, que receberão um kit de material didático: Escola Deputado Francisco Monte, Escola Frederico Auto Correia, Colégio Sobralense Maria de Lourdes Vasconcelos, Escola Osmar de Sá Ponte, Escola Raul Monte, Escola José Inácio Gomes Parente e Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão.

Também foram premiados dez professores da rede municipal de ensino de Sobral: Luciano Epifânio Fernandes (Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão); Jesus Nazareno Araújo Monção (Escola José Inácio Gomes Parente); José Eduardo de Mesquita e Antônio Mário do Nascimento Alves (Escola Raul Monte); Antônio Wescley Barros Duarte (Escola Osmar de Sá Ponte); Francisco Airton Mendes (Escola Frederico Auto Correia); Ivan Lennon das Costa Nogueira (Escola Carlos Jereissati); Jaqueline de Sousa Ferreira (Escola Trajano de Medeiros); João Paulo da Silva (Escola Paulo Aragão); e Neuton Cordeiro Duarte (Escola Gerardo Rodrigues).

Com o objetivo de estimular professores, descobrir talentos e despertar vocações, a Obmep é promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério da Educação (MEC) e com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Em todo o Brasil, dos quase 18 milhões de alunos que participaram da maior disputa do gênero no mundo, 6.502 ganharão medalhas de ouro (501), prata (1.500) e bronze (4.501), e 42.482 estudantes receberão menções honrosas. Os alunos medalhistas poderão se candidatar para participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Saiba mais: www.obmep.org.br

Veja a lista das escolas premiadas AQUI