Com cursos de tecelagem e bordados, Ecoa Sobral inicia segunda edição do Projeto Ecoa Ensinarte

Na última quarta-feira (1º), a Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa Sobral) deu início às atividades dos cursos de bordado e tecelagem, que compõem a segunda edição do projeto Ecoa Ensinarte. O projeto proporciona formação técnica gratuita em diversas áreas, ofertando oportunidades de conhecimento e profissionalização para jovens e adultos, contribuindo para o desenvolvimento cultural e social. Os dois cursos iniciais contam com quase 60 inscritos.

Para Gilberto Brito, facilitador do curso de tecelagem, o projeto pode ajudar a desenvolver uma indústria de tecelagem de tapeçaria artesanal na Região. “Tecer é uma atividade própria da Região Norte e do Ceará. Este curso, oferecido pelo projeto Ecoa Ensinarte, vem para dar uma experiência contemporânea de tecer e quem sabe criar, em um futuro próximo, um empreendimento de tapeçaria artesanal nessa região”, concluiu.

Já para a facilitadora do curso de bordados, Maria Lins, o aprendizado adquirido no curso têm outra finalidade, geração de renda. “Estes cursos terão um impacto muito positivo na vida dos participantes, principalmente se eles se organizarem para expor e vender seus trabalhos. Já no final deste curso queremos montar uma exposição com os trabalhos feitos”, informou.

Os cursos de tecelagem e bordado possuem carga horária de 80 horas/aula cada e acontecem de segunda a sexta-feira, na Ecoa Sobral.


Outros cursos
          
Além destes cursos estão abertas as inscrições para os cursos de serigrafia, mosaico, cerâmica, pintura decorativa e de formação em dança para alunos da rede pública de ensino. As vagas são limitadas. Os interessados devem se dirigir a Ecoa Sobral, localizada na Travessa Adriano Dias de Carvalho, nº 135 - Centro (ao lado do Restaurante Popular), das 8h às 12h e das 14h às 18h, portando RG, CPF e declaração de escolaridade.

O Projeto Ensinarte é uma realização da Ecoa Sobral, e conta com o aporte financeiro do Governo do Estado, através da Casa Civil, e apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo. Informações: (88) 3111.1661 ou 3111.3639.