Seminário sobre a Experiência Educacional de Sobral reúne gestores de vários estados do país

Para compartilhar as estratégias adotadas por Sobral que o tornaram referência nacional em educação, a Secretaria da Educação do município realizou o II Seminário sobre a Experiência Educacional de Sobral (CE) – 20 anos. O evento ocorreu nos dias 30 e 31 de março, no auditório da Prefeitura de Sobral, e reuniu secretários de educação, professores, acadêmicos e pesquisadores.

Na abertura do evento, o secretário da Educação, Herbert Lima, apresentou a 'Experiência Educacional de Sobral-20 anos', as estratégias, os parceiros, os programas e os projetos adotados pela Rede Pública Municipal de Educação, que a elevaram ao patamar de melhor educação pública do Brasil. O secretário também revelou os próximos passos de Sobral para elevar ainda mais a qualidade do ensino nas escolas públicas, como a elaboração dos documentos curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências; e a adesão ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), ranking mundial de educação. 

No segundo dia do seminário, as coordenadorias pedagógicas da Secretaria da Educação de Sobral apresentaram o trabalho realizado por cada uma e a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão de Pessoas (Esfapege), responsável pelas formações mensais dos professores da Rede Municipal de Ensino, apresentou as ações desenvolvidas nos seus 10 anos de atuação. Os participantes também puderam visitar a escola com maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do país, a Escola Emílio Sendim, com Ideb 9,8.

Para o secretário da Educação de Limoeiro de Anadia (AL), John Lenon de Souza, o reconhecimento nacional da educação de Sobral é fruto de muito trabalho. “Nós estudamos dissertações de mestrados e teses de doutorado, que tratam da experiência educacional que Sobral, que não é só números. Você percebe na prática, ao conhecer cada escola e o perfil dos gestores, que há um comprometimento muito grande com a educação. O contato próximo com essa realidade desperta nosso interesse para copiarmos o que deu certo e implantarmos no nosso município para garantir melhores resultados e educação de qualidade para as nossas crianças”, afirmou.

O Seminário contou a presença de gestores e educadores dos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo. Os certificados de todos os participantes já foram enviados para o e-mail cadastrado no ato da inscrição.

- Palestra sobre a Experiência Educacional de Sobral AQUI (https://goo.gl/ZZk1IW )

- Apresentação das Coordenações Pedagógicas de Sobral AQUI (https://goo.gl/bU6b5b )

- Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão de Pessoas AQUI ( https://goo.gl/8YlgIq )

Assista os vídeos do Seminário AQUI ( https://goo.gl/5eD1RN )

Galeria de fotos do II Seminário sobre a Experiência Educacional de Sobral: 

1º Dia: AQUI ( https://goo.gl/JI1j7z )

2º Dia: AQUI ( https://goo.gl/XtszN5 )