I Fórum Sobralense dos Direitos Humanos reuniu estudantes, movimentos sociais e sociedade civil

Sobral sediou, na última quinta-feira (04/05), no Theatro São João, o I Fórum dos Direitos Humanos. Com o tema “Desafios e Perspectivas para Efetivação dos Direitos Humanos”, o encontro trouxe a perspectiva de desenvolver a proteção aos direitos humanos de forma integrada com os movimentos sociais, conselhos de direitos e demais políticas públicas do município.

O I Fórum dos Direitos Humanos abordou temas ligados aos núcleos de crianças, adolescentes e idosos, diversidade sexual, igualdade racial e pessoas com deficiência. O evento foi uma realização da Prefeitura de Sobral, organizado pela Coordenadoria dos Direitos Humanos.

Para a coordenadora dos Direitos Humanos, Glória Ribeiro, esse fórum para Sobral tem importância singular. “A abordagem da temática Direitos Humanos para a cidade tem relevância por trazer à sociedade sobralense uma reflexão sobre temas considerados tabus, mas necessários à convivência harmoniosa e solidária entre as pessoas”, frisou.

Ainda segundo a coordenadora, “precisamos reconhecer a necessidade de aprofundarmos o debate sobre as questões raciais, de gênero, respeito às pessoas com deficiência e garantia dos direitos das crianças, adolescentes e idosos”.

Cerca de 300 pessoas estiveram presentes no evento que contou com o apoio da Universidade Federal do Ceará/Campus Sobral, através dos cursos de música e psicologia, além da participação expressiva da sociedade civil, movimentos sociais, conselhos de direitos, estudantes secundaristas, instituições de ensino, organizações não governamentais, representantes do poder legislativo, poder público, entre outros.

A programação foi composta por apresentações artístico-culturais, palestras, ciclos de diálogo e resultou na construção coletiva de um documento norteador para o desenvolvimento das políticas públicas municipais para os direitos humanos.