Seminário Junino de Sobral terá início no sábado (13/05)

Terá início, neste sábado (13/05), o Seminário Junino de Sobral. Promovido pela Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer e ECOA Sobral, será realizado na Casa da Cultura de Sobral (Av. Dom José - 292 - Centro - Sobral), das 8h às 12h e das 14h às 18h. Durante o evento serão abordadas as principais características da festa, indo do religioso ao profano. As inscrições seguirão abertas até o início das atividades.

O Seminário pretende mapear e aproximar os grupos juninos, além de analisar as experiências externas em andamento, os resultados alcançados, as potencialidades do folclore, da arte, da religião e da cultura popular, tanto no contexto local de Sobral, como em nível regional e nacional”, destacou o secretário da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer de Sobral, Igor Bezerra.

O Seminário será dividido em duas etapas: no primeiro momento ela será voltada para as quadrilhas juninas e abordará o contexto da festa enquanto diversão e como manifestação da religiosidade e devoção popular. Em seguida, o foco serão os ofícios artísticos que envolvem o ciclo junino e todo o contexto que envolve esse universo, considerada uma importante cadeia produtiva que envolve diversas linguagens da cultura popular.