sexta-feira, 16 de junho de 2017

Prefeito reúne secretariado para balanço dos primeiros 15 dias da Operação de Limpeza em Sobral

O prefeito Ivo Gomes reuniu, nesta sexta-feira (16/06), os secretários da Segurança e Cidadania; Obras, Mobilidade e Serviços Públicos; Urbanismo e Meio Ambiente; e o superintendente da Autarquia Municipal do Meio Ambiente para apresentarem um balanço dos primeiros 15 dias da Operação de Limpeza. De acordo com os dados apresentados, as equipes estão recolhendo, diariamente, cerca de 70 toneladas de lixo em toda a cidade.

Os serviços de poda urbana já foram realizados nos bairros Renato Parente, Cidade Pedro Mendes Carneiro, Cohab I, II e III, Cidade Dr. José Euclides, Sinhá Sabóia, Cidade Gerardo Cristino, Complexo Monsenhor Aloísio, Dom Expedito, Morada da Boa Vizinhança, Pedrinhas, Recanto II, Residencial Meruoca, e estão sendo revitalizados o Parque Ecológico da Lagoa da Fazenda e o Parque da Cidade, este último com 25% da ação concluída. 

Com relação as intervenções que estão sendo realizadas no tráfego do município, foram retirados, até o momento, 358 tachões e 11 lombadas irregulares, em 14 bairros. Também foram implantadas 58 novas placas de sinalização e cinco veículos abandonados foram recolhidos. A partir de segunda-feira (19/06), os bairros Pedrinhas, Dr. José Euclides, Vila União, Sumaré, Dom José e Padre Palhano serão os próximos atendidos.

A Operação de Limpeza recuperou ainda a pavimentação asfáltica de 21 ruas e avenidas, em 11 bairros da cidade, e concluiu as ações de limpeza nos bairros Sumaré, Padre Palhano, Tubiba, Cohab III, Jatobá I e II, Sinhá Saboia, Recanto I e II, Residencial Meruoca, Paraíso das Flores e Betânia. Os bairros Renato Parente e Cidade Gerardo Cristino serão concluídos até segunda-feira (19/06).

Fiscalização e multa

Com  fundamento na Lei orgânica do município Nº007, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), está notificando os terrenos particulares cobertos de mato e que estão servindo de depósitos de lixo dentro do limite municipal. Com a confirmação da entrega da notificação, por meio de um Aviso de Recebimento (AR), o proprietário terá o prazo de até 15 dias úteis para realizar a limpeza do terreno obstruído. 

Caso não haja a limpeza adequada e determinada por Lei, a Prefeitura multará o proprietário. Os valores da multa variam entre R$118,32 e R$3.944,24. Até o momento, 428 terrenos privados foram notificados e outros 1.541 também serão notificados em todo o município. Caso haja uma segunda notificação, os proprietários pagarão o valor máximo da multa.

Operação de Limpeza

Empenhada em solucionar os problemas de locomoção, saneamento e saúde pública, a Prefeitura de Sobral está realizando, desde o dia 1º e até o próximo dia 30 de junho, uma grande operação de limpeza que visa desobstruir os pontos que possuem acúmulo de lixo nas vias municipais, podar as árvores, retirar todo os entulhos das ruas, terrenos baldios, praças, avenidas e bueiros, e tapar todos os buracos das ruas e avenidas da cidade. Além disso, a Operação está realizando serviços de revitalização nos parques e jardins, e reparos na rede de iluminação pública e na sinalização das vias.