Secretaria da Saúde realiza encontros com agentes de saúde para falar sobre as arboviroses

Teve início, na manhã desta quinta-feira (01/06), no Centro de Controle de Zoonoses, o encontro com a primeira turma dos agentes comunitários de saúde (ACS) para atualizar e sensibilizar os profissionais sobre as arboviroses.

Os ACS devem fazer a inspeção em nível de domicílio, orientando a população e identificando pessoas que possam estar acometidos de alguma arbovirose. Em Sobral ainda é possível observar que têm muitas pessoas que adoecem e não procuram a Unidade de Saúde. “Os agentes de saúde estão diariamente nos domicílios e identificam essas pessoas, fazendo as orientações adequadas e, quando necessário, solicitam que as pessoas procurem a Unidade de Saúde”, explicou a coordenadora Francisca Escócio.

Os profissionais foram divididos em quatro turmas, a segunda turma se reunirá com a médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Amanda Rocha, na tarde dessa sexta-feira, 02 de junho. A terceira e quarta turma se reunirão nos dias 05 e 06 de junho, respectivamente. No final dos encontros, 100% dos ACS de Sobral, isto é, 437 profissionais passarão pela atualização e sensibilização sobre as arboviroses.