Sobral 244 anos | Casa da Cultura é reaberta com exposição “Um Século de Arte Brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz”

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), promoverá, de 18 de julho a 7 de outubro, a exposição “Um Século de Arte Brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz”, na Casa da Cultura, que está sendo revitalizada para receber o atrativo cultural. A mostra, que faz parte das comemorações dos 244 anos de Sobral, é composta de 60 obras, entre pinturas, desenhos, gravuras e esculturas, e dividida em núcleos temáticos.

Esta exposição objetiva apresentar um recorte da arte brasileira a partir de 1917 até os dias atuais, tornando acessível a contemplação de uma das mais importantes coleções de arte do Brasil, pela primeira vez deslocada para uma cidade do interior do Ceará”, explica Max Perlingeiro, curador da mostra.

Max ressalta a forte vocação cultural de Sobral como aspecto diferenciado para abrigar essa importante exposição. Ele lembra que a cidade dispõe de dois importantes e representativos museus: o Dom José, com acervo de arte sacra dos mais relevantes do Brasil, e o Madi, uma doação dos artistas ligados ao movimento geométrico europeu e latino-americano. Além disso, o sítio urbano da cidade é tombado como patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

"É uma satisfação enorme da Prefeitura de Sobral trazer uma exposição com esse gabarito para nossa cidade. É uma oportunidade única! Gostaria de agradecer à Fundação Edson Queiroz, que foi muito solícita conosco, por toda a colaboração e empenho", explica o prefeito de Sobral, Ivo Gomes.